terça-feira, 8 de junho de 2010

Frases de Saci (a coqueluche do momento) e a Sociedade - Parte I

Juli P.

Já que frases de saci são a grande coqueluche, a bola da vez, a grande sensação a causar frisson entre a mocidade (sim, agora está decretado que são), vamos a algumas delas, comentadas especialmente para você leitor da quase extinta Revista Quenga. Neste primeiro episódio da saga das frases de saci, aprenderemos mais sobre os sacis e a cultura africana, as minas terrestres, os gordos, e paradigmas para um mundo melhor.


"Em terra de saci, uma calça serve para dois" - Isto é porque uma calça regular tem duas pernas, enquanto, como é sabido, o saci tem apenas uma. Na terra dos mortais, quando algum pobre amaldiçoado não tem uma perna, ele veste uma calça normal e com a perna de tecido extra é dado um nó, ou esta parte da calça é presa à cintura. O suposto exemplo do saci aponta para três grandes problemas sociais: as minas terrestres, a falta de adaptação da indústria da moda às vítimas das minas terrestres, e o desperdício de pernas de calça.

Minas terrestres: São uma puta falta de sacanagem! Pra que, meu Deus, oh, pra quê?

Falta de adaptação da indústria da moda às vítimas das minas terrestres: Poxa, indústria da moda! Já está na hora de perceber que as vítimas das minas terrestres e os gordos também são gente. Tá certo que são aleijados e gordos, mas são gente, poxa vida!

Desperdício de pernas de calça: Se os seres humanos fossem mais solidários e gostassem mais dos outros seres humanos, cada vítima de uma mina terrestre encontraria rapidamente um amiguinho igualmente vítima desta mazela social para dividir as calças! Mas não: em vez disso, enquanto uns dão nós nas calças, ou prendem na cintura, ou simplesmente deixam a perna pendendo sem nenhuma utilidade, alguns aleijados andam por aí, sem meia calça para cobrir a única perna que resta. Isso porque as vítimas de minas terrestres mais abastadas são um bando de curitibanos. Ou são gordos, e a calça não serviria pra dois na cintura. Em terra de saci, eles tranqüilamente dividiriam as calças. Isto porque como descendentes do bom povo africano, eles são alegres, felizes, gostam de socializar, são magrinhos e juntando dois em uma calça, se consegue dois pés para poder sambar! Mas é claro que isso não acontece, porque pra existir terra de saci, é preciso primeiro fazer reforma agrária, e porque eles também ainda não chegaram no estágio evolutivo em que as pessoas começam a usar calças, portanto, andam apenas com suas rústicas tangas, que, aliás, estão super in.

2 comentários:

Fala que a Quenga te escuta!

Que é Quenga?

Minha foto
Curitiba, PR, Brazil
n substantivo feminino Regionalismo: Nordeste do Brasil. 1 vasilha feita de metade de um coco-da-baía da qual se retira a carne 2 Derivação: por metonímia. o conteúdo dessa vasilha; quengo 3 Uso: tabuísmo. mulher que exerce a prostituição; meretriz 4 Uso: informal. coisa imprestável, inútil